Para semear a fé durante a infância de nossos pequenos, é importante ter em mente que isso só acontece conforme avançamos também em nossa própria fé. Mas você sabe o porquê isso é tão importante? Continue acompanhando o conteúdo para conhecer mais sobre esse tema!
Desde pequeno que se aprende
Acreditar é algo que tem dimensões estratosféricas na vida de qualquer indivíduo e, principalmente, na construção de seu caráter. Acreditar em Deus, ou que tudo no final dará certo ou então em um anjo da guarda, que o dia seguinte vai ser melhor, que se pode confiar nas pessoas, que é possível vencer… Todos esses são apenas exemplos de que o sistema de crenças internas em que uma pessoa tende a se basear no decorrer de sua existência e que conferem a ela conforto, segurança e confiança. Constituindo, dessa maneira, o que é denominado como espiritualidade. E que quando é estimulada e posta em prática, tende a tornar os pequeninos mais felizes, forte e autoconfiantes.
Como semear a fé na infância?
Conduzir as crianças a encontros pessoais com Deus é realmente um desafio grande, mas sem dúvidas, um dos mais recompensadores. Pois essa é uma jornada que se torna uma doce esperança em um mundo melhor.
Ser testemunho e exemplo da Palavra de Deus é o primeiro passo para despertar o interesse das crianças. Atos como ensinar a pedir a benção dos pais e dos mais velhos, frequentar a igreja, incentivar a caridade e ensiná-la a orar são pequenos passos, mas que irão render muitos frutos.
Além disso, estimule também a leitura de historinhas bíblicas, começando por livros lúdicos e inserindo na rotina gradualmente a Bíblia, bem como, conte essas histórias antes de dormir ou em momentos do dia-a-dia. Ou ainda, podem ser também assistidas nas mais diversas plataformas, existem muitos recursos a serem explorados.
Outra dica é inserir as crianças no convívio de pessoas que falam sobre Deus, em ambientes como escolas bíblicas ou, então, na catequese. É interessante também visitar familiares, parentes ou amigos desse círculo, para que cada vez mais os pequenos se habituem com as maravilhas do Senhor.
Ainda, é importante educar na e pela fé. Impor limites, ensinar regras, mostrar o caminho do bem e ensinar como o mal deve ser evitado. Várias são as passagens bíblicas onde se confirma que essa é a vontade de Deus em relação às crianças e são várias também que podem despertar o entusiasmo e a curiosidade.
Por fim, optar por uma instituição de ensino que prega esses valores é uma ótima opção, pois será um ambiente de desenvolvimento e fomento constante da fé.