Como edificar através do lúdico?

Como edificar através do lúdico?

As atividades lúdicas são aquelas que promovem o conhecimento de forma um pouco fora do que é convencional, geralmente através de brincadeiras, jogos e contação de histórias.

O uso dessa poderosa ferramenta tem como alguns de seus benefícios o estímulo da criatividade, o auxílio na sociabilização, desenvolvimento cognitivo e motor, desenvolvimento do raciocínio lógico, entre outros. Se você chegou até aqui, provavelmente já conhecia os benefícios de ensinar através do lúdico, mas talvez fique tentando encontrar formas práticas de fazê-lo. Continue lendo para conferir algumas dicas:

Desenho e pintura

O desenho e a pintura são atividades quase que naturais para os pequenos, não é mesmo? Eles se interessam por esse fazer mesmo sem serem propriamente apresentados a ele. De qualquer forma, cabe aos pais e escola incentivarem a prática dos desenhos e da pintura, pois trata-se de uma atividade lúdica que ajuda bastante no desenvolvimento da criatividade e da coordenação motora.

Incentive o hábito da leitura

A infância é o melhor momento da vida para se criar o hábito da leitura, e isso tem bastante a ver com o fato de os livros dedicados para as crianças serem, no geral, muito lúdicos. Fica muito mais fácil ser inserido no universo da leitura através deste tipo de livros, e uma vez que for adquirido o hábito, isso se torna uma vantagem para o futuro, quando for necessário mergulhar em leituras mais teóricas e pesadas.

Jogos e brincadeiras

Os jogos e brincadeiras são atividades que auxiliam no desenvolvimento do raciocínio lógico e ajudam bastante na sociabilização das crianças, e por isso devem ser fortemente incentivados.

Como incentivar as crianças a praticarem atividades lúdicas?

Não existe melhor forma de incentivar os pequenos a praticarem atividades lúdicas do que fazendo parte desse momento junto com eles. Brinque junto, desenhe também, tenha um momento de leitura em conjunto… Em resumo, dê o exemplo.

Além de participar ativamente desses momentos, é importante tomar cuidado para não zombar das atividades que as crianças estiverem realizando e não menosprezar o resultado de seus trabalhos relacionados a essas atividades.

Quer saber mais? Entre em contato conosco!

Deixe uma resposta