Aprendizagem na infância: 3 dicas de como contribuir com o desenvolvimento do seu filho

Aprendizagem na infância: 3 dicas de como contribuir com o desenvolvimento do seu filho

A infância é a fase da vida em que mais se aprende, principalmente no período conhecido como primeira infância, que ocorre de 0 a 5 anos. Ao passar dos 5 anos, apesar de a intensidade com que se absorve as novas informações diminuir, o fluxo de aprendizado continua sendo muito grande e o conteúdo absorvido será carregado por toda a vida.

Os pais desempenham um papel fundamental durante o período de aprendizagem na infância, e podem contribuir muito para o melhor desenvolvimento de seus filhos. Confira 3 dicas que preparamos para te ajudar nessa tarefa super importante:

1. Atividades lúdicas

As atividades lúdicas podem ser fortes aliadas no auxílio do desenvolvimento de seu filho durante toda a infância. O importante é pensar sempre em atividades condizentes com a faixa etária da criança, permitindo que elas explorem livremente e aprendam de forma leve e descontraída.

A variedade de áreas a serem desenvolvidas pelas atividades também é um fator muito importante para que o desenvolvimento seja por completo. Ou seja, se estivermos falando sobre uma criança que gosta muito de desenhar, apesar de ser muito interessante que ela tenha oportunidade de praticar essa atividade que gosta, é recomendado que haja incentivo para que ela explore também atividades físicas, por exemplo, brincadeiras que envolvam correr, pular, estar ao ar livre e etc.

2. Estrutura emocional

Uma informação que nem sempre se teve, mas que atualmente já é bastante abordada, é sobre o valor de se criar uma relação afetiva saudável para possibilitar o desenvolvimento de uma boa estrutura emocional, que irá influenciar diretamente todos os outros aspectos da vida dessa criança até mesmo quando chegar a fase adulta. O acolhimento, afeto e diálogo na relação familiar auxiliam na formação de um indivíduo mais organizado, com autocontrole, menos ansioso e organizado.

3. Rotina

Manter uma rotina pré-estabelecida, que não precisa ser engessada, mas mantém uma certa constância ajuda a criança a se situar dentro do tempo e espaço. Dessa forma ela se sente mais segura para desenvolver autonomia e começar até mesmo a desempenhar algumas das tarefas por conta própria, sabendo que aquele é o momento do dia que foi preparado para isso.

Quer saber mais sobre como contribuir para a aprendizagem na infância do seu filho? Entre em contato conosco!

Deixe um comentário