
Sabemos que a inclusão deve ser aplicada em todos os setores da sociedade, começando na educação, e para garantir que ela seja realizada de maneira realmente efetiva para todos os alunos, é importante que as escolas adotem algumas estratégias no dia a dia escolar. Continue a leitura para conferir alguns exemplos de estratégias para acolher a diversidade e garantir acesso à educação de todas as crianças:
Primeiramente, é fundamental ter a compreensão de que a diversidade deve não apenas ser respeitada, mas também ser valorizada, já que é na singularidade de cada aluno que o ambiente escolar se transforma. Por isso, é fundamental que a escola valorize as diferenças entre os alunos e promova a inclusão todos os dias através de ações afirmativas.
A comunicação entre professores, pais e alunos é fundamental para que a inclusão seja efetiva, já que é a melhor maneira de compreender como cada um desses grupos se sente diante de determinadas situações e, com base nisso, desenvolver metodologias inclusivas nas aulas.
Para conseguir, de fato, colocar a educação inclusiva em prática, as escolas devem optar por utilizar metodologias inclusivas em seus planos de ensino. Alguns exemplos são: atividades lúdicas utilizando objetos, atividades cooperativas, sala de aula invertida, aprendizagem baseada em problemas, entre outras coisas.
A capacitação de professores e funcionários é um dos aspectos mais importantes para que a educação inclusiva saia do papel e se torne realidade nas escolas. Afinal de contas, é preciso saber como identificar e valorizar a diversidade, como aplicar metodologias inclusivas e manter uma boa comunicação com pais e alunos. Caso contrário, a educação inclusiva será apenas mais uma teoria pedagógica.
Se você está procurando uma escola com boa estrutura e equipe capacitada, que preza pelo ensino dos princípios cristãos e pela educação inclusiva, precisa conhecer a Escola CEC. Entre em contato conosco agora mesmo para saber mais informações, esclarecer dúvidas e agendar uma visita!