Inteligência emocional: a importância de trabalhar as emoções na vida escolar!

Inteligência emocional: a importância de trabalhar as emoções na vida escolar!

A inteligência emocional é um assunto que vem sendo cada vez mais colocado em foco, trazendo várias discussões e aprendizados. Cada vez mais o mercado de trabalho se abre para pessoas com essa inteligência desenvolvida, que sabem administrar suas emoções e se colocar no lugar do próximo.

Assim como a inteligência matemática ou a artística, a emocional pode ser aprendida e aprimorada através de conhecimento e dedicação, principalmente se for um assunto presente na formação do indivíduo desde a escola. Continue lendo para saber um pouco mais sobre a importância de trabalhar as emoções na vida escolar:

O que é inteligência emocional

É uma habilidade, que pode ser adquirida, de compreender suas emoções, saber como controlá-las, dirigir essas emoções na intenção de que te levem para mais perto do seu objetivo, e apresentar uma certa facilidade na compreensão das emoções e sentimentos do próximo.

Inteligência emocional na infância

O primeiro aspecto que pode ser citado como vantajoso em se aprender sobre inteligência emocional na escola é aquele que opera no curto prazo. Uma criança com a inteligência emocional desenvolvida terá mais facilidade em fazer amigos, apresentará mais concentração nas aulas e atividades desenvolvidas na escola, e terá mais facilidade também em ser obediente.

Inteligência emocional na vida adulta

Os frutos de desenvolver essa habilidade ainda na infância se intensificam ainda mais na vida adulta. Um indivíduo adulto que sabe administrar suas emoções e compreender melhor as do próximo são mais sociáveis e terão mais facilidade em ocupar cargos de liderança e gestão em sua vida profissional.

É mais fácil aprender inteligência emocional na escola

Sabe-se que é possível desenvolver essa inteligência dentro de qualquer faixa etária, mas aprender e exercitar essas características ainda na infância tornam o processo muito mais fácil. Isso porque, geralmente, as crianças apresentam maior facilidade e rapidez no aprendizado com relação aos adultos, e ter a possibilidade de se tornar um indivíduo emocionalmente inteligente ainda na infância é um grande privilégio!

Quer saber mais sobre inteligência emocional na escola? Entre em contato conosco!

Deixe um comentário